Sunday, December 20, 2009

Comunicado da CML - Adiamento da Votacao

A CML enviou este comunicado a todos que participaram.
Aparentemente algumas das propostas nao foram consideradas por razoes ainda por determinar...
Assim a CML decidiu adiar a fase de votacao das propostas para 1/Dez/2009 a 15/Jan/2010.
Aqui vai o comunicado...


"Caro(a) cidadã(o)

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi alertada por cidadãos participantes na 1ª fase do Orçamento Participativo (OP) para a existência de propostas apresentadas nesta fase que não surgiram na lista de projectos colocados à votação.
Analisadas as situações identificadas, foi detectada uma avaliação inadequada por parte dos serviços da CML relativamente a algumas propostas apresentadas, que teriam condições para virem a ser transformadas em projectos e colocadas à votação.
Face a esta situação e porque entende que o orçamento participativo é um processo emblemático de participação dos cidadãos na vida da cidade que deve ser credível e transparente, a CML decidiu, no dia 18 de Dezembro, anular a 2ª fase do OP.
O objectivo é colocar novamente à votação dos cidadãos de Lisboa a lista de todas as propostas apresentadas que cumpram os critérios previamente definidos.
Apresentamos as nossas desculpas pelo sucedido e convidamo-los, desde já, a participar na votação de projectos que decorrerá no período entre 30/12/2009 a 15/01/2010.

Com os melhores cumprimentos,
A Equipa do Orçamento Participativo"

Wednesday, December 16, 2009

Orçamento Participativo - Votacao das Propostas

O Orçamento participativo de 2010 passou para a fase 2 a fase de votaçao. Apesar de existirem 9 iniciativas apresentadas apenas uma foi colocada para votacao, a proposta 271.
Esta proposta tem como objectivo a Qualificação de Espaço Publico Junto à Vila Lopes.
Assim votem votem votem para ter mais dinheiro investido na nossa freguesia e melhora-la!!!

As outras propostas nao foram consideradas por uma ou mais das razoes:

1. A matéria não é da competência da Câmara Municipal;

2. O calendário de execução do projecto é superior a 2 anos;

3. O montante do projecto é superior a 5 milhões de euros;

4. A proposta não é tecnicamente exequível;

5. A proposta conflitua com outros projectos municipais previstos ou em curso.

Na freguesia de Sao Jorge de Arroios houve umas quantas propostas que passaram 'a fase de votacão:
374
509
351
357 - esta e' a minha favorita

Friday, December 11, 2009

Estacionamento Parada do Alto de Sao Joao

A Parada de Sao Joao tem dois sentidos, com estacionamento no meio e no passeio.


Proponho uma pequena alteracao no transito colocando apenas 1 sentido na circular interior, mantendo-se os dois sentidos na frente do cemiterio. Esta alteracao permitira’ colocar estacionamento em espinha ou diagonal nos dois lados da estrada e que um dos sinais luminosos da Parada, por ex. da R. Morais Soares apenas funcione para os peoes.



Esta e' uma proposta apresentada no orcamento participativo.

Wednesday, December 9, 2009

Resultados das Autarquicas 2009 - Assembleia de Freguesia

Quatro votos! Quatro votos! Determinaram uma mudança da Assembleia de Freguesia de São João. Vamos ver o que este executivo vai fazer! Tenho uns amigos que não votam porque dizem que são sempre a mesma coisa, que não muda nada. Aqui perderam uma oportunidade para ter o Poder!



Durante a campanha da freguesia cruzei-me com a comitiva do partido vencedor. A troca de ideias foi muito fraquinha, com um episodio de falta de civismo (a deixar papeis no chão deliberadamente 'a minha frente!!! Não queria acreditar) Deixou uma ideia muito ma' e sem poucas expectativas que as coisas vão melhorar.
Outra observação deixei de notar que as primeiras propostas deste partido tinham a ver com urbanizaçoes!!!

Esverdear a Freguesia




Varias propostas para o orçamento participativo pedem que sejam ampliadas os espaços verdes na Freguesia. Na Reuniao publica de 1 de Outubro de 2008 aproveitei e falei com uma assessora do vereador Sa Fernandes para propor a plantacao de arvores em alguns passeios. Aqui ficam alguns exemplos

Orçamento Participativo - Propostas para a Freguesia

Aqui vão as propostas apresentadas para o Orçamento Participativo para melhorar a freguesia de São João por pessoas da Freguesia:

Criação de espaço verde no terreno da Urb. Vale Chelas
Criação de espaço verde / jardim nos terrenos livres no final da Av. Marechal Francisco Costa Gomes, junto à Rotunda Sócrates de Sousa.
2009-11-16
Número de proposta: 14

Espaços Verdes na Via C. Vale de Chelas
Em face da quase inexistência de espaços verdes que sirvam as freguesias de S.João Penha de França, recuperem-se os espaços em redor do Cemitério do Alto de S.João, bem como junto à rotunda do 1.º Vale de Chelas, para que sejam reconvertidos como espaços verdes onde seja possível a realização de desporto.
2009-11-21
Número de proposta: 63

Espaços Verdes que sirvam a freguesia de S. João
Há muitos espaços nas proximidades da Junta de Freguesia de S. João que podem ser aproveitados para instalação de zonas verdes de lazer e desporto, que escasseiam nessa zona. Deveria aproveitar-se por exemplo os espaços livres nas proximidades da Praça Paiva Couceiro, da Avenida Mouzinho de Albuquerque, Avenida General Roçadas e Rotunda 1.º Vale de Chelas para esse efeito.
2009-11-21
Número de proposta: 65

Aposta no eléctrico como principal transporte da cidade
Serve a presente proposta para promover a re-introdução do eléctrico como principal meio de transporte da cidade, sendo actualmente um símbolo de Lisboa e que está cada vez mais a desaparecer. Tomando como exemplo a carreira 24E do Largo do Carmo a Campolide, com grande parte das vias férreas e aéreas renovadas, que se mantém suspensa desde as obras do parque de estacionamento de Campolide. Chegou a altura da cidade abraçar o regresso do 24 e porque não do 17?
2009-11-26
Número de proposta: 170

Teatro de Intervenção Comunitária / Teatro Fórum
A Ditirambus, vem por este meio propôr: Projecto de Intervenção Comunitária / Teatro Fórum, com o objectivo de intervir nas seguintes áreas:1) Cidadania; 2)Acessibilidades; 3) Urbanismo e habitabilidade; 4) Saúde e Lazer; 5)reinserção social e Ocupação dos tempos livres; 6)Segurança e relação de proximidade com a comunidade. Onivaldo Oliveira p`la Ditirambus
2009-11-26
Número de proposta: 209

Reabilitação urbana
Propunha a reabilitação das várias casas abandonadas há anos que vemos pela cidade. A ideia seria a câmara ceder as casas a quem as quisesse reconstruir e eventualmente conseguir patrocínios para os materiais de construção. Desta forma iriam reduzir o nº de prédios devolutos e dar casa a muita gente que precisa! Fica a proposta.
2009-11-26
Número de proposta: 227

Vila tipicamente portuguesa
A Vila Lopes em Lisboa, necessita um espaço social, recreativo e de lazer para a sua populaçao idosa e jovens, tanto para os moradores do bairro como arredores. com o intuito de preservar uma vilas tipicamente portuguesa. O lugar ganha pela linda paisagem do rio Tejo, na saida que dá para Santa Apolonia, todo terreno abandonado por tras da vila deveria ser estruturado para dar melhor condiçoes aos moradores, como uma praça, ou parque infantil, e ou estacionamento
2009-11-27
Número de proposta: 271

Humanizar os Passeios - www.saojoaolx.blogspot.com
Os passeios da RMorais Soares sao os mais utilizados em Lx. O espaco e' escasso devido 'a existencia de lugares de estacionamento e estacionamento ilegal. Proponho:1) Eliminacao dos lugares de estacionamento, deixando uns para Descargas;2) colocar pinos passeios e passadeiras;3) Retirar o mobiliario urbano publicitario;4) Rebaixar os passeios;5) Plantar arvores nas esquinas, criando sombras e melhorando a qualidadee ambiental;6) Colocar bancos para as pessoas descansarem. E' imperativo reconquistar e humanizar os passeios para beneficio dos milhares peoes em deterimento de alguns condutores.
2009-11-29
Número de proposta: 389

Estacionamento Parada do Alto de Sao Joao - www.saojoaolx.blogspot.com
A circular interior, ou 'a volta, da Parada de Sao Joao tem dois sentidos, com estacionamento no meio e no passeio. Proponho uma pequena alteracao no transito colocando apenas 1 sentido na circular interior, mantendo-se os dois sentidos na frente do cemiterio. Esta alteracao permitira’ colocar estacionamento em espinha ou diagonal nos dois lados da estrada e que um dos sinais luminosos da Parada, por ex. da R. Morais Soares apenas funcione para os peoes. Proponho colocar pinos para impedir o estacionamento ilegal e arvores nos passeios para aumentar o ensombramento no Verao.
2009-11-29
Número de proposta: 439

Estas propostas ainda vao analisadas pelos tecnicos da CML so depois e' que algumas serao selecionadas para votacao. Estaremos atentos...
As duas ultimas propostas sao da autoria do blog

Monday, November 30, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 5/5


Problem 5: Acesso à Estação de Metro de Santa Apolónia pelo lado Norte

As portas laterais de Santa Apolónia que dão acesso ao Metro estão abertas no lado do rio, de forma a transferencia de pessoas entre autocarros e metro seja eficaz. Porém as pessoas que vivem no lado oposto ao rio para irem para o Metro têm de entrar pela frente da estação de Santa Apolónia, uma vez que a porta lateral que dá acesso à Rua Caminhos de Ferro está trancada. Esta entrada dá acesso a uma passagem inferior que atravessa directamente a Estação, mas infelizmente nao tem acesso directo ao Metro (as pessoas têm que subir ao piso da superficie e voltar a descer para o Metro).

Proposta 5:
Aquilo que peço é que se abra a porta lateral da estação de Santa Apolónia, do lado oposto ao rio. Porém é necessario ter em atenção em colocar alguma barra de proteção entre o passeio e a estrada, uma vez que a estrada é algo movimentada e o passeio estreito. Poderia, ainda colocar uma passagem para peões mais ao lado de forma a facilitar a passagem das pessoas entre a estação e a zona residencial.

Sunday, November 29, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 4/5

Infelizmente, a falta de civismo de muitos Lisboetas faz com que hajam situações lamentáveis de inúmeros dejectos caninos nos passeios e jardins em toda a cidade. A fiscalização é absolutamente e totalmente ineficaz, uma vez que muitos fiscais apenas tentam sensibilizar os donos dos caes, nunca multando. Esta abordagem é claramente ineficiente uma vez que continuamos a andar pelo meio dos dejectos caninos e respectivos odores.

Curiosamente uma vez falei com um fiscal da CML que nao sabia dizer o valor da multa porque... nunca tinha multado ninguem! Fabuloso hem? Assim compensa continuar a deixar os presentes do seu cao na rua...
Colocar apelos a um maior civismo por parte das pessoas avisando-as do valor das multas nos Boletins informativos da Camara ou das Juntas. Depois... multar multar multar
So' assim e' que as pessoas entendem e respeitam as regras... A CML precisa de dinheiro? ora ai esta' uma solução! Mudem a abordagem das equipas de fiscalização para começar a multar os prevaricadores.

Saturday, November 21, 2009

Orçamento Participativo 2010


Vejam o comunicado da CML. Creio que seria interessante ter algum projecto direcionado para o nosso bairro!

http://www.cm-lisboa.pt/?idc=525

Sunday, November 15, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 3/5

Problema 3: Passagem para peões e acessibilidade ao Passeio, etc.



Os passeios nas passagens para peões deveria ser rebaixado para permitir que as pessoas mais idosas não tivessem tanta dificuldade em subir um passeio, facilitando também as pessoas com carrinho de bébé. Existem tantas mães e pais com os seus carrinhos de bébés e tantas outras pessoas que vão à praça fazer compras com o seu carrinho de compras em que os lancis de um passeio numa passadeira são um desafio, sobretudo para as pessoas mais idosas. As passagens para peões também não estão bem sinalizadas (sinalização horizontal), e os temporizadores dos semáforos não têm suficiente tempo para as pessoas passarem uma rua ou cruzamento de uma forma coordenada.

Proposta 3:
Os lancis de todos as passadeiras deveriam ser rebaixados de forma a facilitar a subida para os passeios pelos cidadãos.

Os tempos de passagem para peões nas passadeiras entre a Rua Morais Soares e Rua Carlos Mardel, de forma a que as pessoas passassem o cruzamento de uma só vez, (uma vez que todos os dias centenas de pessoas saem do autocarro em direcção ao metro). Assim promovia-se a fluidez dos peões em detrimento do transporte automóvel.

Reunião Publica de 1 de Outubro de 2008 - 2/5

Largura dos passeios na Rua Morais Soares.

A Rua Morais Soares tem um dos maiores tráfegos pedonais de Lisboa. À semelhança de Lisboa as freguesias também têm uma população envelhecida. A largura dos passeios de uma forma geral é ampla, no entanto quando existem alveolos de estacionamento, caso do lado Sul entre a Rua Carlos Mardel e Calçada Poço dos Mouros, os passeios são claramente estreitos. Acresce ainda situações caricatas como ter sinais de transito no meio do passeio (ver fotografia) e estacionamento ilegal que é uma constante quer no passeio, passagem para peões, etc.
Apesar destes sinais de trânsito estarem de acordo com regulamentação, esta situação é incomportável para quem passa ali todos os dias, em que tem que fazer um constante zigezaguear para contornar sinais de transito, carros ilegalmente estacionados, caixotes do lixo, pessoas paradas, etc.

Proposta 2
1) Eliminar alguns lugares de estacionamento pelo menos em frente à Pastelaria Lido (onde se situa a paragem de autocarro). Obviamente que ficariam a existir menos 5 ou 6 lugares de estacionamento, que poderiam ser compensados por diferentes disposições de estacionamento (diagonal/em espinha) em troços de ruas como a Carlos Mardel, entre a Morais Soares e o Mercado de Arroios (por exemplo).

2) Colocar pilaretes nos passeios em toda a extensão da Rua Morais Soares, e colocar pilaretes plásticos nas zonas das passadeiras de forma a impedir o estacionamento ilegal nestas zonas. Uma vez que a fiscalização pela policia tem sido ineficaz.

Friday, October 16, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 1/5

À cerca de um ano atrás houve uma Reunião Pública Descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Lisboa no Complexo Desportivo do Casal Vistoso para ouvir o Munícipes de três Freguesias (Sao Joao, Sao Jorge Arroios e Alto do Pina). Fui o sétimo ou oitavo a falar, se conseguir a lista de comunicacoes coloco aqui no Blog... Vamos ao meu primeiro ponto da minha comunicacao:

Estacionamento e mobiliário urbano junto das Paragens de Autocarro Rua Morais Soares

A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms (ou menos) para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veículos comerciais ou de obras.

Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:

1) As Saídas de passageiros seriam mais cómodas e rápidas;
2) Benefício na regularidade dos autocarros da Carris;
3) Eficiência no consumo dos autocarros, menos tempo em cada paragem menor o gasto desnecessário;

Solução
No caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte).

A Travessia do Desanimo? Nao exactamente...

Ao fim de dois anos sem qualquer post neste blog recebi uma mensagem do André que me disse para nao deixar morrer o Blog.
Aquilo que move no SaoJoaoLx é, unica e exclusivamente, intervir como cidadao - nao filiado em partido nenhum - para melhorar o seu Bairro e as condiçoes de vida das pessoas que vivem aqui, nomeadamente a mobilidade pedonal, os transportes publicos, a ausencia de condicoes de higiene (ecopontos e dejectos caninos), a falta de estacionamento e tantas outras pequenas coisas...
Porém durante estes dois anos, que deixei de postar, fiz o meu lobby como cidadao junto dos governantes da Junta da Freguesia e da Camara Municipal. Assim os meus próximos posts irao descrever estes eventos:

Sunday, October 4, 2009

Reunião Publica de 1 de Outubro de 2008

No dia 1 de Outubro de 2008 foi à Reunião Publica descentralizada da CML para a Freguesia de São João. Coloquei algumas questões que tenho abordado no Blog:

Problema 1 – Estacionamento e mobiliário urbano nas imediações das Paragens de Autocarro
A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente (Ver Fotografia 1) que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veiculos comerciais ou de obras.
Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:
1) As saídas de passageiros seriam mais cómodas;
2) Haveriam maior rapidez de saida de passageiros, o que iriam beneficiar o cumprimento dos horários da Carris;
3) O consumo dos autocarros seria menor, uma vez que ficaria menos tempo parado em cada paragem;
Assim no caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte)