Friday, October 16, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 1/5

À cerca de um ano atrás houve uma Reunião Pública Descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Lisboa no Complexo Desportivo do Casal Vistoso para ouvir o Munícipes de três Freguesias (Sao Joao, Sao Jorge Arroios e Alto do Pina). Fui o sétimo ou oitavo a falar, se conseguir a lista de comunicacoes coloco aqui no Blog... Vamos ao meu primeiro ponto da minha comunicacao:

Estacionamento e mobiliário urbano junto das Paragens de Autocarro Rua Morais Soares

A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms (ou menos) para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veículos comerciais ou de obras.

Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:

1) As Saídas de passageiros seriam mais cómodas e rápidas;
2) Benefício na regularidade dos autocarros da Carris;
3) Eficiência no consumo dos autocarros, menos tempo em cada paragem menor o gasto desnecessário;

Solução
No caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte).

A Travessia do Desanimo? Nao exactamente...

Ao fim de dois anos sem qualquer post neste blog recebi uma mensagem do André que me disse para nao deixar morrer o Blog.
Aquilo que move no SaoJoaoLx é, unica e exclusivamente, intervir como cidadao - nao filiado em partido nenhum - para melhorar o seu Bairro e as condiçoes de vida das pessoas que vivem aqui, nomeadamente a mobilidade pedonal, os transportes publicos, a ausencia de condicoes de higiene (ecopontos e dejectos caninos), a falta de estacionamento e tantas outras pequenas coisas...
Porém durante estes dois anos, que deixei de postar, fiz o meu lobby como cidadao junto dos governantes da Junta da Freguesia e da Camara Municipal. Assim os meus próximos posts irao descrever estes eventos:

Sunday, October 4, 2009

Reunião Publica de 1 de Outubro de 2008

No dia 1 de Outubro de 2008 foi à Reunião Publica descentralizada da CML para a Freguesia de São João. Coloquei algumas questões que tenho abordado no Blog:

Problema 1 – Estacionamento e mobiliário urbano nas imediações das Paragens de Autocarro
A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente (Ver Fotografia 1) que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veiculos comerciais ou de obras.
Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:
1) As saídas de passageiros seriam mais cómodas;
2) Haveriam maior rapidez de saida de passageiros, o que iriam beneficiar o cumprimento dos horários da Carris;
3) O consumo dos autocarros seria menor, uma vez que ficaria menos tempo parado em cada paragem;
Assim no caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte)

Monday, August 6, 2007

Carris ou CML? Quem quer ser a primeira?

A Câmara Municipal de Lisboa permite o estacionamento próximo ou junto a paragens de autocarros, através da existência de alvéolos de estacionamento ou ausência de fiscalização da Policia junto das paragens. A acrescentar a esta situação, os motoristas da Carris não se têm a menor sensibilidade para isto e normalmente não deixam espaço suficiente para as pessoas sairem, deixando uns ridiculamente 20 a 50 cm para os passageiros sairem. Qualquer Lisboeta que usa a Carris já se esgueirou entre o autocarro da Carris e um carro estacionado, devido à inexistência de preocupação do motorista. Esta situação tem várias consequências:

1. Aumenta o incómodo dos clientes/utentes da Carris ao sair do autocarro;
2. O autocarro fica mais tempo parado em cada paragem, logo aumenta a probablidade de haver atrasos do autocarro;
3. O consumo dos autocarros também é maior uma vez que fica mais tempo parado em cada paragem e os percursos,acabam por ser os mesmos!

Dado que os Lisboetas não são malabaristas nem ginastas a resolução deste problema passava por uma destas duas instituições a CML ou a Carris. A primeira poderia eliminar alguns alvéolos de estacionamento junto às paragens (que poderiam ser compensados com agregação de algumas paragens de diferentes linhas, libertando espaço para criação de mais estacionamento), colocacar pins nos passeios junto às paragens para não haver estacionamento ilegal e, por fim, intensificar a fiscalização sobre o estacionamento ilegal. A Carris poderia remediar este tipo de situações através do envio de uma mensagem aos seus trabalhadores para darem mais espaço para os utentes da Carris e para denunciarem o estacionamento ilegal nas paragens de autocarros. Assim pergunto, quem quer ser a primeira a agir? A Carris ou a CML? Quem se chega à frente?

Saturday, July 7, 2007

Sinais de Trânsito e mobilidade pedonal!


Quantas vezes já teve de se desviar de um sinal de trânsito que estava no passeio? Isto é um problema bastante recorrente quando anda nas ruas! Se calhar nem repara porque está muito habituado! O caso da fotografia é na R. Morais Soares mas poderia é comum haver em várias ruas da nossa freguesia. Não seria tão mais simples se colocassem os sinais de trânsito mesmo nos lugares de estacionamento? Ou então porque não se usam cores nos pavimentos? Exemplo, vermelho proibido estacionar, Azul, estacionamento pago, Verde, estacionamento Livre. Parece simples não ?

Tuesday, June 26, 2007

Carros contra Peões! E o vencedor é...

Apenas uma pequena mensagem, principalmente destinada aos serviços autárquicos que realizam os projectos de espaço público, concretamente os passeios, que fazem e executam os projectos destes passeios, que os reparam.
Aonde é que vão rebaixar os passeios mais depressa, nas entradas das garagens ou nas passadeiras?
A resposta é óbvia, mas creio que isto é um pequeno exemplo que mostra que os autarcas dão mais importância à mobilidade dos carros em detrimento da dos peões, dificultando o dia a dia dos mais idosos (com maiores dificuldades em andar), das mães e pais com carrinhos de bébé, e impossibilitando a mobilidade dos deficientes motores! É, simplesmente, chocante que se tenha mais em atenção em rebaixar o passeio numa entrada de garagem do que numa passagem para peões! É mesmo 'lixado' ser-se deficiente motor... Não vale a pena dizer mais nada, pois não?

Friday, June 22, 2007

Serviço da Carris


Quantas vezes espera demasiado tempo pelo autocarro? E depois aparecem dois autocarros deseguida, ou mesmo três? Não acha mau quando nos períodos em que funciona apenas uma carreira, por exemplo o 742 depois das 21.30, os autocarros passem ainda com menos frequência do que quando existem as duas carreiras a funcionar (742 e 718)? Não deveria ser ao contrário? Se uma carreira acaba (718) a frequência da que se mantém deveria ser aumentada ou pelo menos mantida? Tem dificuldade em arranjar lugar sentado nos autocarros porque vão muito cheios? Tem dificuldade em sair dos autocarros porque nas paragens existem lugares de estacionamento?
Para estas questões a Carris tem um site para reclamar ao provedor do cliente da Carris! Sempre que reclamei foi sempre inconsequente, MAS é importante que se hajam mais pessoas a reclamar para que a Carris mude as coisas para melhor!
Aqui fica o link da Carris. E link para os contactos do Provedor do Cliente da Carris.
Não se esqueça de referenciar a paragem, hora e dia, direcção da carreira e, mais importante, dê uma sugestão para a melhoria dos autocarros!