Wednesday, January 20, 2010

Resultados do Orçamento Participativo

Os resultados da votação do Orçamento Participativo foram divulgados na segunda-feira.

Infelizmente nenhuma das propostas aqui subscritas foi aprovada.

O Alargamento dos Passeios da Rua Morais Soares (proposta 109) teve 39 votos! Como o apoio de outros tantos votos teriamos um passeio mais largo!!!

A Arborização da zona envolvente ao Mercado de Arroios e Rua Morais Soares (proposta 357) teve 17 votos!

A Qualificação do Espaço Publico Junto a Vila Lopes (proposta 271) teve apenas 6 votos.

Reformulação do Esquema de circulação e Estacionamento da Parada do Alto de São João - 1 voto.

Apesar do resultado a experiencia foi positiva. Conseguiu-se mobilizar muita gente, que votou! De outra forma não votaria porque não saberia desta iniciativa! Agradeço imenso a todos que votaram!

Por outro lado, fica uma lista de propostas e ideias que muitos Lisboetas acham necessario melhorar na cidade. Muitas destas propostas podem e devem ser usadas ad-hoc pelos politicos!!!

Para o Ano há mais! E vai ser bem mais dificil porque vai haver mais competição!

Friday, January 15, 2010

Anúncio público dos projectos mais votados

Cara(o) cidadã(o),

A poucas horas do encerramento do período de votação do Orçamento
Participativo 2010, informamos que decorrerá na próxima
segunda-feira, dia 18 de Janeiro, às 11 horas, no Salão Nobre dos
Paços do Concelho de Lisboa, o anúncio público dos projectos mais
votados.

É com muito prazer que o convidamos a estar presente nesta sessão,
que marca a conclusão desta fase de um processo que já é
emblemático de uma nova forma de governação da nossa cidade.

Esperamos contar com a sua presença e com a sua participação
activa nos próximos passos do Orçamento Participativo, que
oportunamente divulgaremos.

Lisboa, 15 de Janeiro de 2010

Com os melhores cumprimentos,
A Equipa do Orçamento Participativo

Justificacao para a Proposta 389 ter sido rejeitada!

Recebi este email da equipa do Orcamento Participativo, com a justificacao da exclusao da Proposta 389 da votacao.

Exmo. Senhor,

No seguimento do último e-mail enviado, e de acordo com esclarecimentos dos serviços municipais competentes, cumpre-nos informar o seguinte

A proposta 389 não foi adaptada a projecto pela seguinte justificação:

Esta via necessita de uma intervenção de fundo, a qual deverá ser articulada com as intervenções de reorganização dos eixos das novas ligações rodoviárias.

Neste momento é prematura uma intervenção com esta profundidade, sem os outros aspectos relativos à hierarquização das vias estar concluído no âmbito da revisão do PDM.

Toda a informação referente à não adaptação de propostas a projectos estará disponível brevemente no site do Orçamento Participativo.

Agradecendo a sua participação e todo o interesse demonstrado pela cidade,

Cumprimentos,

A Equipa OP 2010

A proposta nao considerada - 389!

Humanizar os Passeios - www.saojoaolx.blogspot.com

Os passeios da RMorais Soares sao os mais utilizados em Lx. O espaco e' escasso devido 'a existencia de lugares de estacionamento e estacionamento ilegal. Proponho:1) Eliminacao dos lugares de estacionamento, deixando uns para Descargas;2) colocar pinos passeios e passadeiras;3) Retirar o mobiliario urbano publicitario;4) Rebaixar os passeios;5) Plantar arvores nas esquinas, criando sombras e melhorando a qualidadee ambiental;6) Colocar bancos para as pessoas descansarem. E' imperativo reconquistar e humanizar os passeios para beneficio dos milhares peoes em deterimento de alguns condutores.
2009-11-29
Número de proposta: 389

Thursday, January 14, 2010

Site da Junta de Freguesia

Aqui vai o link para o site da Junta de Freguesia de Sao Joao.
Provavelmente devido a mudanca de executivo esta indisponivel desde as eleicoes!
Nao deveria ser assim...


Saturday, January 2, 2010

Propostas apoiadas pelo Blogue SaoJoaoLx

Foram apresentadas 2 propostas de melhorar a freguesia e zonas circundantes no blogue ao orçamento participativo, a proposta 389 e 439. Aqui vão as propostas apoiadas por mim (algumas do blogue, outras não) por ordem de preferência. Votem votem naquela que entenderem mas para mim a duas primeiras são as mais interessantes.

A proposta 389 foi reduzida e incluida numa outra proposta (109), apresentada por outro cidadão, mais modesta que inclui apenas uma pequena secção da Rua Morais Soares. Porém isso não importa porque os beneficios que as cidadãs e cidadãos podem ter comparativamente aos custos (15.000€) são enormes!!! Assim esta proposta tem sem dúvida a nossa preferencia.

Proposta 109/389 - A Preferida (embora fora da Freguesia)
Alargamento dos Passeios na Rua Morais Soares

A Arborização daz zonas do Mercado de Arroios e Rua Morais Soares sem duvida que iriam aumentar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesta zona, reduziria os efeitos negativos do transito quer de poluição sonora quer de poluição aérea - porém são 750 mil euros!!! As árvores estão caras!!! Aqui vai a proposta 357...
Arborização da zona envolvente ao Mercado de Arroios e Rua Morais Soares

Proposta 271 - um bairro perto de mim, onde vou tomar café...
Qualificação do Espaço público da Vila Lopes

A reformulação do trânsito na parada do Alto de São João aumentaria o numero de lugares de estacionamento, porém os custos sao tão elevados (400 mil euros), preferiria que outras tantas propostas relacionadas com mobilidade fossem financiadas... Mas aqui vai esta proposta avançada no blogue Proposta 439:
Re-ordenamento do Transito da Praça do Alto do São João

Re-inicio da 2ª Fase

Caro(a) cidadão(ã)
A Câmara Municipal de Lisboa foi alertada por cidadãos participantes na 1ª fase do Orçamento Participativo (OP) para a existência de propostas apresentadas nesta fase que não surgiram na lista de projectos colocados à votação.
Analisadas as situações identificadas, foi detectada uma avaliação inadequada por parte dos serviços da CML relativamente a algumas propostas apresentadas, que teriam condições para virem a ser transformadas em projectos e colocadas à votação.
Tal como comunicado no passado dia 18 e depois de um processo de reanálise das propostas pelos serviços municipais, colocamos hoje, dia 30 de Dezembro, novamente à votação todo o elenco das propostas apresentadas na 1ª fase do OP que cumprem os critérios previamente definidos.
Considerando que o elenco dos projectos ora disponibilizado integra um conjunto significativo de propostas que não estavam anteriormente incluídas (por uma avaliação inadequada por parte dos serviços da CML), a votação é reiniciada, garantindo-se, assim, que todos os projectos são votados em condições de igualdade.
No entanto, porque não faria sentido dificultar a vida aos participantes, os cidadãos que já se registaram no nosso site não precisam voltar a fazê-lo, podendo limitar-se a votar.
Reiteramos as nossas desculpas pelo transtorno causado e convidamo-lo(a) a participar na votação de projectos que decorrerá até dia 15/01/2010. Contamos consigo para nos ajudar a construir, ano após ano, um processo de orçamento participativo sólido, inclusivo e que corresponda às reais expectativas dos cidadãos.
Com os melhores cumprimentos

A equipa do Orçamento Participativo