Sunday, December 20, 2009

Comunicado da CML - Adiamento da Votacao

A CML enviou este comunicado a todos que participaram.
Aparentemente algumas das propostas nao foram consideradas por razoes ainda por determinar...
Assim a CML decidiu adiar a fase de votacao das propostas para 1/Dez/2009 a 15/Jan/2010.
Aqui vai o comunicado...


"Caro(a) cidadã(o)

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi alertada por cidadãos participantes na 1ª fase do Orçamento Participativo (OP) para a existência de propostas apresentadas nesta fase que não surgiram na lista de projectos colocados à votação.
Analisadas as situações identificadas, foi detectada uma avaliação inadequada por parte dos serviços da CML relativamente a algumas propostas apresentadas, que teriam condições para virem a ser transformadas em projectos e colocadas à votação.
Face a esta situação e porque entende que o orçamento participativo é um processo emblemático de participação dos cidadãos na vida da cidade que deve ser credível e transparente, a CML decidiu, no dia 18 de Dezembro, anular a 2ª fase do OP.
O objectivo é colocar novamente à votação dos cidadãos de Lisboa a lista de todas as propostas apresentadas que cumpram os critérios previamente definidos.
Apresentamos as nossas desculpas pelo sucedido e convidamo-los, desde já, a participar na votação de projectos que decorrerá no período entre 30/12/2009 a 15/01/2010.

Com os melhores cumprimentos,
A Equipa do Orçamento Participativo"

Wednesday, December 16, 2009

Orçamento Participativo - Votacao das Propostas

O Orçamento participativo de 2010 passou para a fase 2 a fase de votaçao. Apesar de existirem 9 iniciativas apresentadas apenas uma foi colocada para votacao, a proposta 271.
Esta proposta tem como objectivo a Qualificação de Espaço Publico Junto à Vila Lopes.
Assim votem votem votem para ter mais dinheiro investido na nossa freguesia e melhora-la!!!

As outras propostas nao foram consideradas por uma ou mais das razoes:

1. A matéria não é da competência da Câmara Municipal;

2. O calendário de execução do projecto é superior a 2 anos;

3. O montante do projecto é superior a 5 milhões de euros;

4. A proposta não é tecnicamente exequível;

5. A proposta conflitua com outros projectos municipais previstos ou em curso.

Na freguesia de Sao Jorge de Arroios houve umas quantas propostas que passaram 'a fase de votacão:
374
509
351
357 - esta e' a minha favorita

Friday, December 11, 2009

Estacionamento Parada do Alto de Sao Joao

A Parada de Sao Joao tem dois sentidos, com estacionamento no meio e no passeio.


Proponho uma pequena alteracao no transito colocando apenas 1 sentido na circular interior, mantendo-se os dois sentidos na frente do cemiterio. Esta alteracao permitira’ colocar estacionamento em espinha ou diagonal nos dois lados da estrada e que um dos sinais luminosos da Parada, por ex. da R. Morais Soares apenas funcione para os peoes.



Esta e' uma proposta apresentada no orcamento participativo.

Wednesday, December 9, 2009

Resultados das Autarquicas 2009 - Assembleia de Freguesia

Quatro votos! Quatro votos! Determinaram uma mudança da Assembleia de Freguesia de São João. Vamos ver o que este executivo vai fazer! Tenho uns amigos que não votam porque dizem que são sempre a mesma coisa, que não muda nada. Aqui perderam uma oportunidade para ter o Poder!



Durante a campanha da freguesia cruzei-me com a comitiva do partido vencedor. A troca de ideias foi muito fraquinha, com um episodio de falta de civismo (a deixar papeis no chão deliberadamente 'a minha frente!!! Não queria acreditar) Deixou uma ideia muito ma' e sem poucas expectativas que as coisas vão melhorar.
Outra observação deixei de notar que as primeiras propostas deste partido tinham a ver com urbanizaçoes!!!

Esverdear a Freguesia




Varias propostas para o orçamento participativo pedem que sejam ampliadas os espaços verdes na Freguesia. Na Reuniao publica de 1 de Outubro de 2008 aproveitei e falei com uma assessora do vereador Sa Fernandes para propor a plantacao de arvores em alguns passeios. Aqui ficam alguns exemplos

Orçamento Participativo - Propostas para a Freguesia

Aqui vão as propostas apresentadas para o Orçamento Participativo para melhorar a freguesia de São João por pessoas da Freguesia:

Criação de espaço verde no terreno da Urb. Vale Chelas
Criação de espaço verde / jardim nos terrenos livres no final da Av. Marechal Francisco Costa Gomes, junto à Rotunda Sócrates de Sousa.
2009-11-16
Número de proposta: 14

Espaços Verdes na Via C. Vale de Chelas
Em face da quase inexistência de espaços verdes que sirvam as freguesias de S.João Penha de França, recuperem-se os espaços em redor do Cemitério do Alto de S.João, bem como junto à rotunda do 1.º Vale de Chelas, para que sejam reconvertidos como espaços verdes onde seja possível a realização de desporto.
2009-11-21
Número de proposta: 63

Espaços Verdes que sirvam a freguesia de S. João
Há muitos espaços nas proximidades da Junta de Freguesia de S. João que podem ser aproveitados para instalação de zonas verdes de lazer e desporto, que escasseiam nessa zona. Deveria aproveitar-se por exemplo os espaços livres nas proximidades da Praça Paiva Couceiro, da Avenida Mouzinho de Albuquerque, Avenida General Roçadas e Rotunda 1.º Vale de Chelas para esse efeito.
2009-11-21
Número de proposta: 65

Aposta no eléctrico como principal transporte da cidade
Serve a presente proposta para promover a re-introdução do eléctrico como principal meio de transporte da cidade, sendo actualmente um símbolo de Lisboa e que está cada vez mais a desaparecer. Tomando como exemplo a carreira 24E do Largo do Carmo a Campolide, com grande parte das vias férreas e aéreas renovadas, que se mantém suspensa desde as obras do parque de estacionamento de Campolide. Chegou a altura da cidade abraçar o regresso do 24 e porque não do 17?
2009-11-26
Número de proposta: 170

Teatro de Intervenção Comunitária / Teatro Fórum
A Ditirambus, vem por este meio propôr: Projecto de Intervenção Comunitária / Teatro Fórum, com o objectivo de intervir nas seguintes áreas:1) Cidadania; 2)Acessibilidades; 3) Urbanismo e habitabilidade; 4) Saúde e Lazer; 5)reinserção social e Ocupação dos tempos livres; 6)Segurança e relação de proximidade com a comunidade. Onivaldo Oliveira p`la Ditirambus
2009-11-26
Número de proposta: 209

Reabilitação urbana
Propunha a reabilitação das várias casas abandonadas há anos que vemos pela cidade. A ideia seria a câmara ceder as casas a quem as quisesse reconstruir e eventualmente conseguir patrocínios para os materiais de construção. Desta forma iriam reduzir o nº de prédios devolutos e dar casa a muita gente que precisa! Fica a proposta.
2009-11-26
Número de proposta: 227

Vila tipicamente portuguesa
A Vila Lopes em Lisboa, necessita um espaço social, recreativo e de lazer para a sua populaçao idosa e jovens, tanto para os moradores do bairro como arredores. com o intuito de preservar uma vilas tipicamente portuguesa. O lugar ganha pela linda paisagem do rio Tejo, na saida que dá para Santa Apolonia, todo terreno abandonado por tras da vila deveria ser estruturado para dar melhor condiçoes aos moradores, como uma praça, ou parque infantil, e ou estacionamento
2009-11-27
Número de proposta: 271

Humanizar os Passeios - www.saojoaolx.blogspot.com
Os passeios da RMorais Soares sao os mais utilizados em Lx. O espaco e' escasso devido 'a existencia de lugares de estacionamento e estacionamento ilegal. Proponho:1) Eliminacao dos lugares de estacionamento, deixando uns para Descargas;2) colocar pinos passeios e passadeiras;3) Retirar o mobiliario urbano publicitario;4) Rebaixar os passeios;5) Plantar arvores nas esquinas, criando sombras e melhorando a qualidadee ambiental;6) Colocar bancos para as pessoas descansarem. E' imperativo reconquistar e humanizar os passeios para beneficio dos milhares peoes em deterimento de alguns condutores.
2009-11-29
Número de proposta: 389

Estacionamento Parada do Alto de Sao Joao - www.saojoaolx.blogspot.com
A circular interior, ou 'a volta, da Parada de Sao Joao tem dois sentidos, com estacionamento no meio e no passeio. Proponho uma pequena alteracao no transito colocando apenas 1 sentido na circular interior, mantendo-se os dois sentidos na frente do cemiterio. Esta alteracao permitira’ colocar estacionamento em espinha ou diagonal nos dois lados da estrada e que um dos sinais luminosos da Parada, por ex. da R. Morais Soares apenas funcione para os peoes. Proponho colocar pinos para impedir o estacionamento ilegal e arvores nos passeios para aumentar o ensombramento no Verao.
2009-11-29
Número de proposta: 439

Estas propostas ainda vao analisadas pelos tecnicos da CML so depois e' que algumas serao selecionadas para votacao. Estaremos atentos...
As duas ultimas propostas sao da autoria do blog