Friday, October 16, 2009

Reunião Pública de 1 de Outubro de 2008 - 1/5

À cerca de um ano atrás houve uma Reunião Pública Descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Lisboa no Complexo Desportivo do Casal Vistoso para ouvir o Munícipes de três Freguesias (Sao Joao, Sao Jorge Arroios e Alto do Pina). Fui o sétimo ou oitavo a falar, se conseguir a lista de comunicacoes coloco aqui no Blog... Vamos ao meu primeiro ponto da minha comunicacao:

Estacionamento e mobiliário urbano junto das Paragens de Autocarro Rua Morais Soares

A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms (ou menos) para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veículos comerciais ou de obras.

Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:

1) As Saídas de passageiros seriam mais cómodas e rápidas;
2) Benefício na regularidade dos autocarros da Carris;
3) Eficiência no consumo dos autocarros, menos tempo em cada paragem menor o gasto desnecessário;

Solução
No caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte).

A Travessia do Desanimo? Nao exactamente...

Ao fim de dois anos sem qualquer post neste blog recebi uma mensagem do André que me disse para nao deixar morrer o Blog.
Aquilo que move no SaoJoaoLx é, unica e exclusivamente, intervir como cidadao - nao filiado em partido nenhum - para melhorar o seu Bairro e as condiçoes de vida das pessoas que vivem aqui, nomeadamente a mobilidade pedonal, os transportes publicos, a ausencia de condicoes de higiene (ecopontos e dejectos caninos), a falta de estacionamento e tantas outras pequenas coisas...
Porém durante estes dois anos, que deixei de postar, fiz o meu lobby como cidadao junto dos governantes da Junta da Freguesia e da Camara Municipal. Assim os meus próximos posts irao descrever estes eventos:

Sunday, October 4, 2009

Reunião Publica de 1 de Outubro de 2008

No dia 1 de Outubro de 2008 foi à Reunião Publica descentralizada da CML para a Freguesia de São João. Coloquei algumas questões que tenho abordado no Blog:

Problema 1 – Estacionamento e mobiliário urbano nas imediações das Paragens de Autocarro
A CML permite o estacionamento próximo ou junto às paragens de autocarros, uma vez que existem alvéolos de estacionamento da EMEL, como é o caso das paragens de autocarro da R. Morais Soares. Acontece regularmente (Ver Fotografia 1) que os utentes da Carris apenas dispoêm de uns escassos 50 cms para sairem, causando incómodos evidentes às pessoas porque estão carros estacionados, às vezes veiculos comerciais ou de obras.
Se não existissem estes lugares de estacionamento junto às paragens de autocarro, as pessoas ganhavam de diferentes formas:
1) As saídas de passageiros seriam mais cómodas;
2) Haveriam maior rapidez de saida de passageiros, o que iriam beneficiar o cumprimento dos horários da Carris;
3) O consumo dos autocarros seria menor, uma vez que ficaria menos tempo parado em cada paragem;
Assim no caso concreto das paragens da Rua Morais Soares poderiam erguer-se pilaretes no passeio de forma a impedir o estacionamento nas imediações das paragens e eliminar alguns lugares de estacionamento (menos de 5). Poderia-se até compensar um dos lugares estacionamento através da fusão de duas paragens de autocarro numa (ex. Paragens na Rua Morais Soares, junto à Carlos Mardel lado norte)